Os seguidores de Mark Zuckerberg foram surpreendidos com um post do CEO do Facebook sobre mudanças que serão realizadas no algoritmo da rede social. Nas próximas semanas, os mais de dois bilhões de usuários da plataforma poderão perceber uma presença maior de postagens de amigos, familiares e grupos no feed de notícias . A mudança também dá menos espaço para publicações de páginas de empresas.
Leia também: Facebook está apagando perfis de ativistas palestinos por ordem de Israel
Segundo Zuckerberg, o destaque para posts de pessoas próximas é o foco do Facebook para 2018. Ao mesmo tempo, o conteúdo público, isto é, publicações de empresas, deverão perder espaço para incentivar mais interações entre os usuários. O novo formato da rede social será implementado aos poucos e deverá levar meses para ser concluído.
Leia também: Ex-funcionário processa Google por ações que "excluem homens brancos"
Ainda na postagem, Zuckerberg afirmou que a empresa fez uma pesquisa e constatou que se conectar nas redes sociais com pessoas próximas (familiares e amigos) é bom para o bem-estar, já que provoca uma sensação de conexão e acolhimento, o que em longo prazo traz resultados positivos para a saúde e felicidade.
Além da pesquisa, o fundador da rede social também destacou que "recentemente recebemos feedback da nossa comunidade que apontou o conteúdo público como aquilo que exclui os momentos pessoais que nos levam nos importar mais uns com os outros”.
A mudança também prevê mudanças na exibição de vídeos e de notícias. Segundo Zuckerberg, ainda que ajudem a iniciar conversas importantes, os formatos muitas vezes não passam de uma experiência passiva dos usuários dentro da plataforma.
Leia também: Golpe no WhatsApp promete falsas vagas em rede de supermercados
O tamanho das mudanças pelo Facebook e o retorno dos usuários à alterações dos algoritmos só serão percebidos com o tempo. No entanto, Zuckerberg espera que atualização possa ajudar as pessoas a usarem a rede social de uma forma melhor. "É esperado que ao fazer estas mudanças, as pessoas fiquem menos tempo na plataforma, mas também espero que o tempo que você gaste no Facebook seja mais valioso", disse, em publicação no seu perfil.